quarta-feira, 18 de agosto de 2010

A bissexualidade e a patriarcalidade.




Há um amigo meu que acredita, piamente, que todas as mulheres são bissexuais. Será, penso, uma crença (talvez não nestes moldes tão definitivos), relativamente, difundida na nossa sociedade, pelo menos dentro hemisfério masculino (heterossexual). É comum (quase obrigatório...?) os homens heterossexuais terem a fantasia de estar sexualmente com duas mulheres que se satisfazem, também, mutuamente. Depois, o contacto físico feminino mais próximo (beijos, andar de mão dada, etc.) é também entendido com normalidade, enquanto que a dois homens é, rigorosamente, proibido que se cumprimentem com um beijo na face (a menos que sejam familiares).


A bissexualidade feminina é, assim, parece-me, bastante mais aceitável que a masculina. Todavia, tenho as maiores dúvidas em afirmar que a homossexualidade feminina seja entendida da mesma forma (comparativamente com a masculina). Isto porque a nossa sociedade (em que o domínio masculino é, ainda, evidente) não compreende, nem tão-pouco acredita, que duas mulheres possam quedar-se, sexualmente, satisfeitas apenas com a intimidade feminina. A presença de um homem (e de um pénis) é sempre necessária e é com ela que o desejo feminino verdadeiramente se apaga. As relações sexuais entre duas mulheres servem, assim, somente, para colmatar a falta do elemento masculino ou, então, para deleite deste.


Às relações (exclusivamente) lésbicas fica, desta forma, reservado um estatuto de inexistência. (São, quanto muito, mulheres que não conheceram um "homem verdadeiro"). E a "nova moda" da bissexualidade das cantoras e actrizes pop torna-se, sem querer provavelmente, um reforço da patriarcalidade em que se encontra submsersa, ainda, a nossa sociedade actual.

4 comentários:

  1. Estás a usar muitos (,demasiados) parêntesis.

    :P

    ResponderEliminar
  2. A última frase deste post é extremamente bifóbica e patriarcal...

    ResponderEliminar
  3. aiai isso sabe tão bem sexo a três com gaja e gajo ^^

    ResponderEliminar