sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

"Ditabranda" à madeirense (ou Bom Carnaval para todos).



Ontem, à saída do Conselho de Estado, Alberto João Jardim havia desejado a todos um feliz Carnaval. Pensámos que se referia ao dia de Entrudo, a 16 do presente mês. Fomos, todavia, bem enganándos. É que o cacique madeirense falava de outro Carnaval...Falava do Carnaval em que consegue reunir toda a oposição para aumentar o nível de endividamento da segunda (!!!!) região mais rica de Portugal, às expensas de todas as outras regiões que, tirando Lisboa e Vale do Tejo, são mais pobres que a "pérola do Atlântico".

Num país em que se pretende a aproximação de todas as regiões a um nível de vida o melhor e mais igualitário possível, o que me parece fazer sentido era ser a RA da Madeira a envidar esforços para que o Alentejo, Trás-os-Montes ou os Açores pudessem receber mais fundos estatais. Contudo, todos temem o procônsul madeirense e, mesmo a esquerda vai votar favoravelmente a alteração da Lei das Finanças Regionais que permitirá um acréscimo de endividamento à RA da Madeira. Esta situação causa-me um enorme espanto e gigantesca desilusão. Que as gentes da Madeira gostem de viver numa "democracia venezuelana" ou numa "ditabranda" em que o Governo Regional, devido às avultadas transferências do OE tudo controla e tudo reprime, tudo bem.

Agora, já considero um bocadinho demais que tenhamos, numa situação de escassez de recursos, de andar financiando uma "semi-ditadura" em que as pessoas vivem bastante melhor do que a média nacional.

Contudo, Teixeira dos Santos veio já, qual paladino da justiça nacional, afirmar que a Lei do Enquadramento Orçamental prevê mecanismos que possibilitarão o bloqueio de acréscimos no endividamento...Só considero ser uma pena que a mesma Lei não venha a ser utilizada da mesma forma para impedir as tradicionais medidas eleitoralistas (aumentos aos funcionários públicos em véspera de eleições, ...) e as absurdas obras megalómanas com que este Governo quer deixar a sua marca.

Assim, tem Alberto João Jardim e até 2013 vai ser um bom Carnaval...para todos!


PS: Foi, pela tarde de hoje, aprovada a alteração à Lei das Finanças Regionais com os votos da oposição e (veja-se o domínio do "jardinismo" sobre a população madeirense) do deputado do PS eleito pela Madeira.

Não é preciso ser nenhuma pitonisa para perceber lançar a seguinte previsão: este Governo cai antes do final do ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário