quinta-feira, 19 de novembro de 2009

A lei da concorrência

Como é sabido a Microsoft domina o mercado dos sistemas operativos há vários anos. Embora com enorme mérito numa fase inicial, hoje em dia apenas mantém este domínio graças a uma concorrência fraquíssima: usar um computador com o sistema operativo da Macintosh é como tentar pintar uma parede utilizando um clarinete e o linux, apesar de gratuito, é demasiado difícil de manusear para o utilizador comum.

A Microsoft foi assim marcando passo presenteando-nos com sistemas operativos atrás de sistemas operativos com poucas inovações dignas desse nome, demonstrando um desleixo sem precedentes para com os seus clientes.

Foi por isso que rejubilei quando vi esta notícia. Vem aí concorrência. Pode ser que agora a Microsoft nos comece a tratar com outro respeito.

No entanto ao ler alguns comentários à notícia fiquei surpreendido. Eu explico. A Google pretende que os nossos documentos passem a ser guardados em servidores na internet em vez de continuarem a encher gigas e gigas de espaço nos nossos discos rígidos. Os tais comentários alertam para o facto dos nossos documentos ficarem ao alcance da Google que os ia assim usar em seu proveito. Ah, a nossa patética costela de velhos do Restelo!

Tenho a certeza que nada agradaria mais à Google do que poder deitar a mão aos meus preciosos trabalhos para a faculdade mas sinceramente, acho que lhes daria demasiado trabalho andarem a vasculhar por milhões de terabytes apenas para saberem como resolver o exercício 2 da segunda parte do meu trabalho de Programação 1.

Eu, pelo meu lado, adoraria não ter de comprar discos rígidos atrás de discos rígidos ou ter de estar mês a mês a escolher que documentos apagar.

4 comentários:

  1. A ideia da Google é utilizares sempre a internet e o teu computador servir somente como terminal, sem armazenar nada. Sinceramente, acho o Google Docs muito fraquinho quando comparado com o Office. É possível que até se venha a tornar mainstream, mas tens de aceitar certas condições. Sendo um serviço gratuito e da Google, tens de aceitar que te possam aceder a qualquer informação e eles não assumem qualquer responsabilidade em caso de perda dos teus dados. Tens trabalhos, docs importantes, milhares de fotos nos servidores deles? Crashou? Não tinha backup, foi-se! Se conseguires lidar com a probabilidade de perder o acesso e o controlo sobre toda a tua informação digital, então acho que não há problema.

    Quanto à Microsoft de facto tens razão. Os Macs não tenho muita experiência, mas tenho ideia de serem muito bons, pelo menos quem conheço que os tem adora-os, e vejo-os a fazer muitas mais coisas e melhor do que os do Windows. O Linux não vejo o problema, é o que se usa em muitos pcs públicos universitário, e é tão simples como os outros sistemas operativos, só muda a interface (mas isso é como quem muda de telemóvel).

    ResponderEliminar
  2. Ah, e a google está a transformar-se na empresa mais poderosa do planeta. A internet têm-se tornado um bem indispensável nas sociedades desenvolvidas e a google controla o maior motor de busca, o maior servidos de vídeos, um dos maiores serviços de e-mail, o mais popular set de aplicação de escritório online, o maior domínio de blogs, e agora lança o seu próprio sistema operativo. Daqui a nada a google é dona da internet, e depois dos nossos computores, e da nossa informação. Não sei se devo ter medo ou não...

    ResponderEliminar
  3. Olá Romeu.

    Que inveja: estás num país em que as coisas funcionam! Embora provavelmente sem tremoços...

    adiante...

    O grande problema do mac é que existem imensos programas sem compatibilidade para ele. É giro e tal mas acabas por não conseguir aceder a metade das milhentas funcionalidades de um pc. Quanto ao Linux, experimenta instalar um jogo e depois vem cá falar xD

    Muito sinceramente não tenho medo nenhum da Google. Na minha opinião mesmo que quisessem não nos poderiam afectar assim tanto...

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Olá Miguel!

    Sim, de facto as coisas funcionam mesmo. Sem tremoços, mas com chocolate excelente e os melhores iogurtes que já conheci. E chamadas ultrabaratas. Mas adiante! lol

    A Google é aquela coisa...
    Mas como diz o prof. do meu roomate "Todos os serviços são pagos. Nos serviços online gratuitoss [tipo google, facebook, etc] pagamos em privacidade."

    ResponderEliminar